São Paulo, 2 de Setembro de 2021

Secretário de Cultura ameaça reprovar contas da reforma do Museu do Ipiranga por conflitos políticos com o governo de SP

Nas redes sociais, o secretário de Cultura do governo federal, Mario Frias, chama o governador do estado de São Paulo, João Dória, de ‘farsa patética’

Museu do Ipiranga (Foto Alexandre Battibugli)

Nas redes sociais, o secretário de Cultura do governo federal, Mario Frias, chama o governador do estado de São Paulo, João Dória, de ‘farsa patética’ e ameaça reprovar as contas da reforma do Museu do Ipiranga, forçando a devolução do investimento, caso o político reinaugure-o sem sua permissão [1]. O secretário de Cultura do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, responde à publicação de Frias, afirmando que ‘funcionários do governo federal tem feito o possível para prejudicar o andamento do projeto’ do museu e que o estado ‘não deixará que este devaneio autoritário prevaleça’ [2]. O secretário estadual disse também que o restauro e ampliação do Museu do Ipiranga teve participação do governo de SP, da USP, da prefeitura de São Paulo e de dezenas de parceiros e patrocinadores públicos e privados, com recursos próprios e advindos da Lei Rouanet [3]. Doria também se manifesta, afirmando que iria ‘lutar para reinaugurar o Museu do Ipiranga contra os negacionistas da cultura’ e que não tem medo de enfrentar ‘essa gente que joga contra o país e vive num roteiro de show de horrores’ [4]. Desde o início do ano, Mario Frias tem criticado a gestão Dória pelas obras no Museu, afirmando que foram custeadas com dinheiro do governo federal [5], e chegou a bloquear Sérgio Sá Leitão nas redes sociais [6]. Em julho, o governo Bolsonaro baixou decreto que determina que a inauguração, divulgação e promoção de projetos que utilizaram recursos da Lei Rouanet só poderiam ocorrer após autorização do governo federal [7], movimento que foi entendido como reação às obras do Museu do Ipiranga [8]. Vale lembrar que Mario Frias também ameaçou cortar verbas do Museu da Língua Portuguesa [9].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Análises sobre o caso

Leia sobre o andamento das obras no Museu do Ipiranga e sobre o projeto de restauro do prédio. Veja mais sobre o conflito das autoridades em torno do museu.

Museu do Ipiranga passa por obra milionária e dobra a capacidade do espaço A preparação do Museu do Ipiranga para o Bicentenário da Independência em 2022 Doria x Mario Frias: Quem tem razão sobre o Museu do Ipiranga?